quarta-feira, 18 de maio de 2011

PIERCINGS, CURIOSIDADES E CICATRIZAÇÃO

O QUE VOCE PRECISA SABER ANTES DE COLOCAR SEU PIERCING:
Pesquisar sobre a reputação e a experiência do profissional que você escolheu.
Procure se informar com pessoas que tenham piercings aplicados por ele, são varias e varias as consequências que um piercing pode causar se aplicado de modo errado, com a joia errada e pela pessoa errada.
Faça em um local que se mostre seguro, higiênico, onde seja constatado o grau de limpeza e de esterilização, onde o risco de doenças e contaminações sejam zero.
Coloque em primeiro lugar a qualidade, a segurança e a eficiência do serviço, e não apenas o preço oferecido, pois os efeitos posteriores causados por um piercing mau aplicado pode no final, sair muito mais caro que a economia oferecida.
O importante é prevenir e fazer a coisa do jeito certo, pois o risco de infecções depende do grau de esterilização dos equipamentos utilizados para o piercing, da qualidade da jóia aplicada, do grau de experiência do profissional que fará o serviço e também:  DOS CUIDADOS QUE VOCE TERÁ DURANTE O PERIODO DE CICATRIZAÇAO DO SEU PIERCING.
É  importante verificar se as agulhas, as luvas são descartáveis ( abertos em sua frente) e os demais equipamentos que foram utilizados durante a aplicação, foram devidamente esterilizados.
CICATRIZES, FUROS TORTOS, QUELOIDES E INFECÇÕES: são comuns entre aqueles que por ansiedade e desinformação, entre aqueles que procuram por preço barato e até mesmo por serem menor de idades e não terem autorização dos responsáveis, acabam optando por leigos.
O QUE É PRECISO LEVAR E O QUE FAZER PARA APLICAR SEU PIERCING:
Ser maior de idade e apresentar seu documento original.
Em caso de menor de idade, SOMENTE com a presença do PAI OU MÃE, seguido de identidade para a confirmação.
Estar descansado e calmo, o estresse e o nervosismo só ira atrapalhar sua concentração na hora da aplicação.
Estar bem alimentado até no mínimo 02 horas antes da perfuração.
Sob hipótese alguma, estar sob efeito de drogas ou álcool.
SINTOMAS NORMAIS QUE OCORREM DURANTE A CICATRIZAÇÃO DO PIERCING:
Podem ocorrer pequenos sangramentos nos 03 primeiros dias, será normal caso aconteça e não se assuste com isso.
Pode ocorrer secreções ou formação de casca ao redor da joia, mas isso não e pus.
Pode ocorrer inchaço no local, coceiras e vermelhidão, ou mesmo um pequeno hematoma na primeira semana, e na sobrancelha, possa ser que ocorra um olho roxo ou vermelho, isso é normal, são reações do corpo com a perfuração.
COMO CUIDAR DO SEU PIERCING APÓS A PERFURAÇÃO ( FACE E CORPO )
Após a aplicação do piercing, vira o período da cicatrização, a parte mais delicada e importante da perfuração.
Agora você é totalmente responsável pela cicatrização do seu piercing, o sucesso dele só depende de você, portanto, não brinque e nem vacile com os cuidados que se devem ser tomados e serem seguidos à risca.
Você tem uma ferida que precisa ser reconstituída.
LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUCÕES A SEGUIR, ELAS SERAO DE MUITA IMPORTANCIA PARA A PERFEITA CICATRIZACAO DO LOCAL QUE POI PERFURADO:
Os 30 primeiros dias serão fundamentais para uma boa cicatrização.
Desconfie de quem usa pistola para perfurar.
Mantenha a mais absoluta higiene no local perfurado, sujeira ira apenas lhe trazer problemas e futuras infecções.
Nunca brinque, nem toque e nem aperte o local.
Tocar o local apenas para fazer a limpeza, nada mais que isso, lembre-se que seu piercing esta na fase de cicatrização.
Em nenhum momento da cicatrização, dormir por cima, leve isso bastante a serio, pois terá um peso muito grande em cima do seu piercing, assim ira causar atrito e destruição das células e tecidos, irritando o furo recente e tornando-o mais exposto a bactérias e  impurezas que tenham em seu colchão.
Nunca tocar com os dedos ou mãos sujas e evitar o Máximo que mãos alheias toquem no local perfurado.
Sempre antes de tocar no seu piercing, lave bem suas mãos, com sabonete antisséptico, lavar a mão  por cerca de 01 minuto.
Depois limpe a área em volta da joia, e limpar devagar e com cuidado o piercing, lavar por cerca de 1 minuto todo o local perfurado e em volta.
Forme espuma e deixe agir em cima do local perfurado por cerca de 5 minutos.
Retire o excesso da espuma com soro fisiológico (guardar o soro sempre na geladeira).
Certifique-se que não fique nenhum resíduo ou secreção no local, caso sobre alguma casquinha, não retire com as unhas, use um cotonete ou  uma gaze umedecida com água morna.
Fazer esse procedimento apenas 03 vezes ao dia, o excesso de cuidados poderá irritar o novo tecido, fazendo sua pele romper e se expor a sujeiras e as bactérias.
Antes de dormir e ao acordar, fazer uma compressa de salmoura no local perfurado:
01 copo de 200 ml de água mineral
01 colher de chá, de sal grosso ou sal marinho (jamais sal comum).
Misture os dois e coloque para ferver, apos a fervura, espere ficar morna, pegue um algodão ou gazes, molhe e deixe no local perfurado ate esfriar, repita esse processo até o copo estiver frio.
E LEMBRE-SE:
Durante os 30 primeiros dias, se alimente muito bem, tome bastante suco e coma muitas verduras, legumes e frutas, pois um organismo bem alimentado de forma correta funciona melhor.
Evite alimentos gordurosos, frituras em excessos e alimentos de origem duvidosa.
Evitar piscina, mar, sauna e lugares de água parada, durantes os 30 primeiros dias da perfuração,, pois a água poderá estar contaminada.
Em furo facial, durma com a cabeça mais alta que o nível do coração nos 10 primeiros dias (ex.: 02 travesseiros), ajudara a diminuir a inflamação e o inchaço após o furo.
Em piercing no umbigo, recomenda-se 15 dias sem atividades físicas intensas (abdominais, por exemplo).
Depois da pratica de qualquer exercício, lave imediatamente seu piercing.
Não tomar aspirina ou produto similar durante os 05 primeiros dias.
Se estiver fora de casa, em caso se sujeira ou suor, recomenda-se que limpe a área em volta com toalhas umedecidas para bebes ou outro produto similar e ao chegar a casa, lave por completo.
Uso de álcool e outros tipos de drogas prejudicam a imunidade do seu corpo.
Deixe seu piercing longe de cosméticos, bronzeadores e produtos químicos.
No caso de piercing no mamilo, usar gaze ou band-aid por cima da perfuração, durante os 10 primeiros dias.
No caso de orelha, evitar o Máximo de atritos e pancadas por cima, evite o uso de head-fones e de aparelhos telefônicos.
Em relação às cartilagens (nariz e orelha), geralmente demora mais tempo para cicatrizar, pois a cartilagem e avascular, ou seja: não tem circulação sanguínea suficiente, além disso, o corpo não produz reação anti-inflamatória na cartilagem.
Esses fatores unidos são o que fazem o processo na cicatrização na cartilagem mais longo.
Tome vitamina C (c-1 mg.), ajudará  a reconstituição das novas células e lembre-se que nosso corpo não produz vitamina c.
Depois que estiver completado o processo de cicatrização, devera seguir lavando seu piercing ao menos uma vez ao dia, como uma parte de sua rotina no banho, para assim, evitar o acumulo de sujeiras e de células mortas.
Esperar pelo menos 02 meses para trocar de jóia, e na primeira troca de jóias, e recomendável que volte e faça isso na loja com o profissional que te perfurou.
VALE LEMBRAR QUE:  as causas mais freqüentes de infecções e inflamações nos piercings, são por mãos sujas, JAMAIS TOQUE NO SEU PIERCING E NEM NO LOCAL PROXIMO, COM AS MAOS SUJAS.
Outros exemplos a serem evitados: roupa suja ou apertada, cabelos em cima da perfuração ( caso da orelha) pelos de animais, produtos cosméticos e etc.
Não permita que seu piercing entre em contato com fluidos corporais de outras pessoas durante o processo de cicatrização ( isso inclui saliva)
NUNCA APLICAR NA SUA PERFURAÇÃO:
ALCOOL
AGUA OXIGENADA
MERTIOLATE
MERCURIO
CREMES HIDRATANTES
POVIDINI
SPRAY ANTI-SEPTICO ( de nenhuma marca )
 E NEM OUTRO PRODUTO NÃO INDICADO.
LEMBRANDO: que todos os organismos são diferentes, e por isso, o período de cicatrização pode mudar de pessoa para pessoa.
A total cicatrização leva um bom tempo, portanto, tenha bastante paciência e responsabilidade com seu piercing.

PIERCING NA BOCA E AS LENDAS:
Ao contrário que se pensa a umidade da boca não é nenhum problema para um piercing oral.
Um furo na língua, por exemplo, terá o risco de infecções diminuído pela proteção natural contra os germes proporcionada pela saliva.
A saliva contém fatores antimicróbicos  numerosos que diretamente atacam e sativam micróbios prejudiciais.
A cabeça e a garganta abrigam um sistema altamente concentrado de veias, artérias e de vasos linfáticos.
Por isso permite um transporte rápido desses agentes anti-infecioso, os agentes infectantes podem ser atacados e tratados com muita rapidez.
As perfurações orais fornecem um risco muito menor de oportunidades para a exposição à infecção externa do que muitas outras perfurações comuns.
Por esses fatores, a taxa de uma recuperação da mucosa oral é de 25 dias, comparado a recuperação da pele que seria por volta de 52-75 dias.
Qualquer músculo que venha a sofrer uma agressão se incha, e a língua não é uma exceção!
O inchaço vem entre 48 e 72 horas e pode ser bastante significativo, dificultando a fala e até a mastigação.
VALE A PENA LEMBRAR QUE:
Quando qualquer tipo de perfuração é feito na cavidade oral, as taxas de infecções são insignificantes quando a joia colocada é apropriada e de ótima qualidade, quando todo o equipamento usado é totalmente esterilizado, quando todas as luvas e os demais objetos usados durante o furo como copos, babadores dentais e outros objetos que venham a ser utilizados são totalmente descartáveis e que a agulha usada durante o processo é aberta na sua frente e sendo totalmente descartada em um recipiente próprio.
Para que se tenha uma experiência segura e bem sucedida em um piercing oral, tem que existir a experiência profissional do Perfurador por você escolhido e os cuidados posteriores seguidos por você a risca para que os perigos posteriores verdadeiros do seu piercing sejam totalmente controlados.
COMO CUIDAR DO SEU PIERCING ORAL:
Os danos estruturais da língua e dos dentes podem dramaticamente ser reduzidos se for feito com a escolha da joia apropriada.
A joia inicial será mais longa para permitir o inchaço inicial que pode ser bastante significativa, que virá entre 36 horas e geralmente dura um período de 08 a 12 dias.
Mas deve ser substituída por uma  joia de barra mais curta pelo menos 01 mês de feito o furo, com isso, diminuindo as possibilidades de impactos e danos indesejáveis nos dentes e em outras estruturas orais.
O inchaço da área é perfeitamente normal e pode ser extremamente reduzido com a ajuda de gelo.
O gelo raspado, triturado e em pequenos pedaços são as formas mais indicadas, evite levar o gelo inteiro na boca.
Durante os 05 primeiros dias, chupe bastante gelo, beba muita agua gelada e tome bastantes sucos, sorvetes, chá gelado e outros tipos de bebidas frias para ajudar minimizar o inchaço e a sensibilidade do local.
Evite beijar, outros contatos com sua boca, língua e o sexo oral evitem pelo menos por 04 semanas.
Evitar o máximo de brincadeiras com a joia durante a cicatrização, como morder, puxar a joia com os dentes, colocar para fora e etc.
Mantenha dedos e unhas sujas longe da sua boca, como também outros objetos como canetas, lápis e etc., e certifique-se que tudo que você coloque na boca esteja limpo.
Não se assuste se sair do furo uma secreção amarela, isso não é pus, é plasma sanguíneo, linfa e restos de células mortas, já que dentro da sua boca não é possível secar e formar casquinha como no fora do corpo.
Manter o local perfurado na mais absoluta e correta higiene, não deixe vestígios de alimentos na boca.
 Durante os 30 (trinta) primeiros dias, diminuir a quantidade de cigarros consumidos para 1/3 terço.
Em um local sensível como esse, o ideal seria não fumar durante o período de cicatrização, pois o cigarro, drogas e álcool só vão atrapalhar, ajudando a aumentar o inchaço da sua língua e prolongando ainda mais o período de cicatrização.
O mesmo vale para substancias como cafeína em grandes quantidades, aspirina e álcool (inclui cerveja, licores, vinhos, destilados e etc.), o uso desses também causam inchaço e desconforto da língua.
Após as refeições e depois de fumar, enxague a boca com uma solução antisséptica bucal livre de álcool.
LISTERINE com toda certeza, é o antisséptico bucal mais conhecido no mercado, mas carrega muito álcool em sua fórmula, de preferência a produtos como o PERIOGARD (da Colgate) ou produto que seja livre de álcool, mas não usar mais que 06 vezes ao longo do dia.
Compre uma escova de dente nova  e em nenhuma hipótese usar sua escova antiga, pois ela é um ninho de bactérias bastante resistentes e com certeza complicará sua perfuração.
Troque de escova de dente sempre  de 15 em 15 dias, num período de 60 dias, não menos que esse período.
Uma pasta de dente suave pode  causar menos irritações.
Escovar os dentes no mínimo 03  vezes ao longo do dia com escova de cerdas macias.
Evite alimentos quentes, ácidos e apimentados.
Após a cicatrização, continuar mantendo a mais absoluta e correta higiene em sua boca, basicamente com a escovação dos dentes e língua, e também com um antisséptico bucal livre de álcool, como uma higiene normal do dia a dia.
Nos 03 primeiros dias, durma com a cabeça mais alta que o coração, com a ajuda de um travesseiro alto, isso ajudará a diminuir o inchaço inicial.
VALE A PENA LEMBRAR QUE: 
Todas as pessoas são diferentes, e o período de cicatrização pode mudar de pessoa para pessoa.
Que a total cicatrização leva um bom tempo, portanto tenha bastante paciência e responsabilidade com seu piercing.
Algumas pessoas levam um bom tempo para se acostumar com a sensação do objeto metálico na boca.
Depois da cicatrização, sempre certifique-se com as mãos limpas, se as bolinhas da jóia da sua lingua estão bem rosqueadas e apertadas.
Pois soltas, podem te dar um pequeno susto ou até mesmo um prejuizo financeiro.
Mesmo depois de muito tempo, as perfurações sem joias podem encolherem ou mesmo fecharem, portanto não deixe seu furo sem joia.
Furos feitos nos lábios, bochechas, labret´s e etc, tem que ser tratado e cuidado tanto na parte de dentro do furo como também de fora.

TEMPO MÉDIO DE CICATRIZAÇÃO DOS PIERCINGS.

§  Lábio - 2 a 6 semanas
§  Língua - 4 a 6 semanas
§  Bochecha - 2 a 3 meses
§  Sobrancelha - 6 a 8 meses
§  Tragus (orelha) - 2 a 12 meses
§  SobrancelhaSepto - 6 a 8 meses
§  Cartilagem da orelha - 1 ano
§  Aba do nariz - 2 meses a 1 ano
§  Umbigo - 3 meses a 1 ano
§  Mamilo - 4 meses a 1 ano
§  Lábio internoClitóris - 4 a 8 semanas
§  Lábio externoPeríneo - 2 a 6 meses
§  Pênis - 8 semanas
§  Nuca - 6 a 8 meses
§  Cartilagem da Orelha e Nariz - 3 meses a 1 ano
§  Braço/pulso- 1 a 2 meses




Todas as infirmações contidas aqui foram obtidas através de pesquisa na wikipédia e com profissionais especificos no assunto.

5 comentários:

  1. Furei o septo tem 2 semanas, mas to louca pra trocar a jóia porque ficou meio grande, ai comprei uma menor. A cicatrização está indo bem, será que já posso trocar a jóia sem problemas?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem! muito completa e bem escrita, obrigadaaaaa :]

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tem um ano que tenho pirncin no mamilo,e agora começou a sair uma secreção,normalmente vejo de manhã,não doi ,parece pus mas sei q não é,e tbm não tem cheiro,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Coloquei piercing transversal industrial no 06 é está criando casquinha hj dia 08,devo tirar às casquinhas ou elas vão sair com à limpeza diária?

    ResponderExcluir